Star Wars

Crítica – Star Wars

Olá, Sonhadores! Já faz alguns meses que tenho assistido a literalmente tudo da franquia Star Wars. Alguns casos (como os filmes) estou revendo depois de muitos anos, em outros estou vendo pela primeira vez (como é o caso das séries da Disney+). E depois que li o livro da trilogia original fiz a resenha aqui, decidi fazer uma postagem dando minha opinião a respeito da franquia em geral.

Acho que já ficou claro que Star Wars é uma franquia que eu gosto, senão não teria embarcado nesse audacioso projeto com tantas coisas para assistir. Porém, nem sempre foi assim. Eu sempre gostei da franquia, mas de forma comedida. Pelo fato de ter muito conteúdo e eu me sentir meio perdido quanto ao universo num geral, sempre ficava com receio de dedicar tempo para me aprofundar nele. E olha que eu gosto muito de Ficção Científica!

Tudo mudou no final do ano passado quando decidi, finalmente, fazer isso. O que me motivou foi que eu já andava acompanhando as séries recentes como The Mandalorian, O Livro de Boba Fett, Obi-Wan Kenobi e Andor. Eu estava achando todas muito legais e aos poucos fui me imergindo no universo Star Wars e entendo melhor todo o contexto da história. E a curiosidade de preencher as lacunas de coisas que nunca soube ou que esqueci com o tempo me fizeram reassistir todos os filmes.

A trilogia inicial (Episódios IV, V e VI) é sem dúvidas a melhor e, consequentemente, minha favorita. Mesmo sendo os filmes mais antigos e com menos recursos, ele carrega uma essência que, talvez pela nostalgia, seja muito agradável de assistir. Porém, eu tinha a história deles muito guardada na memória, foram poucas coisas que eu não lembrava. Diferentemente da segunda trilogia (Episódios I, II e III) que eu lembrava muito por cima que se tratava da história de Anakin Skywalker e da origem do Darth Vader, mas não lembrava nada do contexto. E o contexto em que a trama ocorre é fundamental para a gente entender o que acontece nesse universo. O que é o Império, quem são os rebeldes, contra o que eles lutam, quem são os Stormtroopers e de que lado eles estão afinal. Tudo parece muito confuso se você não entende o contexto geral. E como eu era muito novinho quando assisti, é óbvio que eu não pegaria essas coisas. Então reassistir tudo foi muito importante para eu alinhar o que eu entendia da franquia.

E por fim temos a trilogia mais recente (Episódios VII, VIII e IX) que foi muito criticada, mas que eu gostei. Eu entendo as críticas e até concordo com parte delas, mas sei que muito vem do fato de que por ser uma franquia do tamanho que é, as expectativas estavam altíssimas. Não sei se em algum momento eles pretendem fazer mais trilogias, explorando mais o potencial do universo, mas espero que sim. Pelo menos por hora estão fazendo um bom trabalho com as séries de Spin Offs.

Sei que existe uma parcela de pessoas que não tem muito interesse no gênero de ficção científica, que não gosta de histórias que se passam no espaço, com alienígenas e todo o tipo de maluquice que o gênero permite, e para essas pessoas eu só lamento por estarem perdendo algo tão incrível. Não recomendo que assistam porque provavelmente não vão gostar por já estarem indo ver com os dois pés atrás. MAS para quem, assim como eu, só tinha receio de ficar perdido por ser um universo muito grande e com muito conteúdo, vá em frente! Não precisa ter pressa para entender tudo, aos poucos, assistindo uma coisa de cada vez você vai pegando. É como eu estou fazendo, sem pressa. E está dando muito certo! Em breve pretendo me aprofundar mais na parte dos livros e podem ter certeza que trarei resenha de todos aqui no blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s