Criando Expectativas Literárias

Criando Expectativas Literárias por P.S. Allen

Olá, sonhadores! Como vocês estão? Carnaval está chegando e sei que vocês querem comemorá-lo depois desses dois anos de pandemia, mas tomem cuidado e nada de excessos!

Pois muito que bem! Eu já fiz um post sobre livros que estão empacados na minha estante e sobre meu processo de escolha de livros que vou ler/comprar, mas hoje quero falar um pouco sobre as expectativas que tenho quando começo a ler um livro e vou citar alguns que pretendo ler ao longo de 2022.

Como já disse, eu escolho livros por título e capa: se esses dois não me interessam logo de cara raramente vou ler a sinopse e muito menos comprar. Também sou péssimo com indicações e livros que estão a moda. Gostar e comprar é garantia de leitura? NÃO! Afinal, O Exorcista e O Boneco de Neve estão na minha estante há mais de cinco anos e sabe-se lá quando vou lê-los.

Mas independente disso, quando compro um livro eu espero, obviamente, gostar, afinal a sinopse me atraiu a ponto de investir financeiramente nele. Também espero que a trama me mantenha preso e curioso para saber o que vai acontecer, que possa me identificar com os personagens e aprender algo no final. 

Durante 2020 eu comprei muitos livros e fiquei com uma pilha enorme para ler. A maioria absoluta eu consegui eliminar durante a TBR que fiz durante o verão de 2021. Mas como a pandemia ainda não tinha acabado, comprei mais um monte e agora tenho livros suficientes para ler ao longo de 2022. Vou comprar mais? Claro! Mas esses vão ficar para 2023…ou será que vou acabar lendo antes? Fica aí o questionamento.

Bom, eu vou falar sobre as expectativas que tenho sobre alguns livros que quero ler em 2022.

Novembro de 63 – Stephen King

Este é um dos calhamaços do mestre do terror. Eu nunca havia me interessando intensamente por ele, mas eu um Tiktok sobre livros com finais emocionantes, a pessoa disse que o fim deste é bem emotivo e reflexivo. Isso acabou despertando minha curiosidade e espero realmente chorar (ou quase) com o desfecho.

Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley

Eu comprei o volume único no natal de 2020 depois que a Amazon perdeu minha compra e acabei ganhado um vale-presente. Eu acho a capa dele muito bonita e a história parece ser bem legal. Eu estava procurando uma fantasia medieval sem tanta piração e me pareceu a escolha perfeita. Já li o primeiro livro e agora preciso terminar os demais. Espero continuar gostando.

Cilada – Harlan Coben

Esse daqui eu estava muito animado para ler e esperei muito para comprar: sempre tinha algo que acabava passando na frente e não o incluía a compra. Porém, esse ano já tentei lê-lo, mas acabei abandonando; não estava na vibe de leituras na época e o livro tem um começo meio enrolado. Preciso dar uma nova oportunidade, mas vou começar do zero porque eu não lembro de nada.

O Grande Livro dos Vampiros – Stephen Jones

Esse eu vou demora um pouco para ler: aguardem até o Halloween porque vai ter resenha. Encontrei este livro de contos por acaso quando estava pesquisando lançamentos na Amazon. A capa é maravilhosa e na hora quis compra-lo. O livro é uma coletânea de contos sobre vampiros escritos apenas por mulheres. Tem tudo para ser maravilhoso!

O que terá acontecido a Baby Jane? – Henry Farrel

Um clássico. Edição perfeita da Darkside. Capa icônica e chamativa. Ouço falar dessa história desde o ensino médio quando um professor de literatura falou sobre ele em uma aula. Não sei muito o que acontece ao longo da narrativa, então vai ser uma aventura no escuro.

Nunca Saia Sozinho – Charlie Donlea

Eu disse que não lia livros que estão na moda né?! Porém, falaram TANTO de A Garota do Lago que acabei lendo e gostando bastante da escrita do autor. A sinopse desse livro me atraiu por se passar em um colégio interno e serem adolescentes se metendo em confusão, uma mistura que me deixa muito satisfeito. Confesso que as tramas do autor não são originais, mas a forma como ele as conta é muito gostosa e instigante. Espero que a experiência se repita com esse aqui.


Pelo visto estou criando muitas expectativas para o que vou ler em 2022. Vocês também são assim? Espero não ficar frustrado no final com os finais (kkkkk). Fica aí as indicações e spoilers de resenhas futuras. Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s