Nexomon Extinction

Análise do Jogo – Nexomon: Extinction

Olá, Sonhadores! Hoje é dia de estreia de coisa nova aqui no blog: as Análises de Jogos! Eu sempre quis muito fazer elas (pois sou muito gamer sim), mas só este ano eu me liberei para trazer conteúdos além de livros. E, para começar, vou falar de um jogo que joguei no final do ano passado e que me surpreendeu em alguns aspectos interessantes.

Antes de começar a falar sobre o jogo, quero esclarecer alguns detalhes sobre como vai funcionar essa dinâmica. Decidi chamar essa série de postagens de Análises e não de Resenhas (apesar de na prática serem a mesma coisa), para ter essa diferenciação dentro do blog e facilitar a identificação de cada conteúdo. A mesma coisa vai se aplicar para postagens sobre séries e filmes que eu pretendo chamar de Crítica (e que vem aí no próximo sábado!). Mas enfim, o formato desses posts vão ser parecidos com as resenhas e no final eu darei minha nota para o jogo, simples assim. Vale destacar também que eu vou analisar os jogos através de uma visão de consumidor. Posso mencionar questões técnicas as vezes, mas superficialmente, já que não sou especialista nisso. Sou desenvolvedor, mas nunca trabalhei com desenvolvimento de jogos especificamente. Meu foco vai ser em jogos para PC e Nintendo Switch, pois são as plataformas que eu tenho. Então não esperem nada sobre jogos exclusivos de outros consoles. Bem, acho que era isso que eu tinha para avisar, vamos começar a falar de Nexomon agora!

Para quem está familiarizado com Pokémon, Nexomon vai ser algo bem fácil de entender. Você vai ser um treinador de criaturas com os mais diversos poderes e usa-las em batalhas para avançar na história. Referente a jogabilidade e ao sistema de batalhas, posso dizer que achei ok, mas bem inferior comparado a Pokémon. Existe uma grande diversidade de Nexomons, mas uma quantidade limitada de estratégias para usar. Podemos dizer que é uma versão simplificada. O que é bom para quem não está acostumado com o formato, mas meio repetitivo demais ao longo do jogo. E, comparado também é Pokémon, é um jogo um pouco mais difícil que vai te obrigar a ficar treinando e aumentando o nível do seu time antes de avançar.

Quanto ao mapa e a ambientação, esse é um jogo 2D que segue aquele molde clássico de andar pra cima, pra baixo, direita e esquerda (nada de diagonais aqui). Ele tem diversas áreas para explorar, áreas interessantes, bem variadas e criativas. É um mundo bem criado e que te dá certa liberdade, pois você não fica muito limitado por causa de uma trama linear. Os desenvolvedores fizeram um bom trabalho para isso funcionar, como, por exemplo, adaptando o nível dos Nexomons selvagens de acordo com seu time.

Mas o que me conquistou no jogo foi a história e os personagens! Afinal, estamos no Leitor dos Sonhos, um blog que fala sobre livros, e foi por isso que decidi trazer a análise desse jogo como sendo a estreia! “Nexomon: Extinction” é o segundo jogo da série e a trama está diretamente ligada aos acontecimentos do primeiro jogo, apesar de você não precisar jogar ele para entender. Tudo fica muito bem explicado. Não pretendo contar nada sobre a história, pois é algo que vale a pena conferir desde o princípio. Quanto aos personagens, eles tem um papel fundamental para que você se divirta jogando. Eles tem muita personalidade e carisma. Se fizerem um próximo jogo, acho que os desenvolvedores deveriam aplicar isso nos Nexomons em si, pois eles eu achei meio meh, eles não tem o carisma que os Pokémon carregam, por exemplo. Se eles aplicarem esse ponto forte da série nos Nexomons, tenho grandes expectativas nessa possível sequência.

Se você é leitor, mas nunca foi de jogar videogame, saiba que existem vários jogos com histórias ótimas que você também pode se divertir bastante. Esse é um deles. E você pode encontrar em diversas plataformas. Eu joguei pelo PC e posso afirmar que não precisa de nada muito potente para rodar o jogo. Apesar dos pontos fracos que mencionei, foi um jogo que me diverti bastante jogando e que valeu a pena o investimento do meu tempo, por isso dou nota 5/5 para ele!

Nota

Avaliação: 5 de 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s