Você tem paciência para ler SIM!

Uma coisa que me deixa TRISTE na vida é ver pessoas que enfiaram na cabeça que elas não tem paciência para ler e se conformaram com isso. Então, decidi trazer essa reflexão hoje para tentar apontar alguns motivos de que talvez você não seja um caso perdido como leitor(a)! Mas antes de tudo um disclaimer: se você tem alguma doença crônica como TDAH a situação é mais complexa e, portanto, é necessário acompanhamento profissional!

Acho que podemos determinar que a grande culpada das pessoas dizerem que não tem paciência para ler é a falta de capacidade de concentração. Elas não conseguem sentar confortavelmente e ler. Ou ficam muito sonolentas, ou completamente distraídas por qualquer outra coisa acontecendo em volta. Apesar dessa habilidade de concentração ser mais e melhor desenvolvida durante a infância, não é impossível treina-la na vida adulta. Não é meu foco aqui te dar dicas sobre isso, até porque eu não tenho nenhuma propriedade no assunto, mas saiba que isso é algo que você pode ir atrás para resolver e não só para conseguir ler, mas para uma série de outros benefícios. E jamais se conforme de que não é capaz!

O segundo culpado de tudo é a falta de tempo. Nós vivemos em uma geração que trabalha muito para sobreviver, tem poucas horas de sono, e vive num ritmo frenético de informações passando a todo momento pela internet e redes sociais. Acordamos já cheios de coisas para fazer e, por mais coisas que façamos, dormimos com a sensação de que ainda há muito a ser feito. Chega a ser um privilegiado quem pode parar e descansar um pouco. E a leitura sendo uma atividade tão lenta e demorada, além de não conseguir se encaixar na sua rotina, você acha que não tem paciência para ler porque está acostumado a fazer muitas coisas (e várias ao mesmo tempo). Aqui eu já posso dizer, por experiência própria, que você precisa eliminar coisas da sua vida. A menos que você precise sobreviver e/ou sustentar alguém, você não precisa fazer tudo o que faz. Observe o que é essencial na sua vida e se desapegue o resto. Desapegue de tarefas que não te trazem retorno e de pessoas que não te acrescentam em nada. Você realmente precisa passar tanto tempo em redes sociais? Pra quê? Verifique se tudo o que você faz é por você ou se tem coisas que só está fazendo pelos outros. Faça uma faxina na sua vida e você vai ver que pode encontrar um tempo para a leitura!

O terceiro responsável pelas pessoas dizerem que não tem paciência para ler é um engodo! Vivemos num mundo capitalista e extremamente consumista. Existem infinitas possibilidades de lazer, desde atividades físicas, até ver um filminho. Os livros tem uma concorrência pesada e desleal. Por que passar 18 horas lendo um livro se em 2 horas um filme pode me entreter com uma história igualmente interessante? É claro que entretenimento não é o único motivo para se ler um livro, mas é o motivo mais atraente visto que as pessoas raramente tem interesse em aprender algo e, quando tem, existem outros recursos mais práticos também. O marketing pesado em cima de indústrias mais lucrativas que livros como séries de TV ou vídeo games dizendo que você PRECISA deles, que você não pode ficar de fora do assunto do momento, vai certamente atrair mais atenção e é muito difícil discernir o que a gente de fato precisa do que estão apenas nos induzindo a querer. Não estou dizendo que este tipo de lazer é ruim, não acredito nisso, mas você não pode se deixar soterrar de coisas a ponto de se tornar incapaz de ir atrás de algo que você naturalmente quer e não que foi influenciado a querer.

Enfim, seja seu problema falta concentração, tempo ou consciência de consumo, são todas questões possíveis de serem resolvidas e não fazem parte do que você é! E olha que eu nem entrei no mérito de falar que é conveniente para o sistema que você não seja um leitor. Se você decidir entrar nessa jornada de transformação, saiba que não vai ser fácil e que vai levar tempo. Tenha em mente que vai ser uma mudança para melhor e que você tem paciência para ler SIM!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s