Projetos do Blog 2022

Projetos do Blog – 2022

Olá, Sonhadores! Feliz 2022 para todos vocês! Espero que tenham passado uma boa virada e estejam curtindo esse fim de semana antes do ano começar de verdade na segunda-feira. Bem, hoje é um dia incomum para eu aparecer com uma postagem, não só por ser o primeiro dia do ano, mas por ser sábado. Acontece que nesse último mês estive trabalhando em mudanças e projetos aqui do blog e, para começar o ano bem, eu decidi trazer para vocês um resumo do que vem por aí!

A primeira grande mudança que teremos por aqui é que, a partir de agora, vou trazer conteúdos além da Literatura. Livros vão continuar sendo o foco do blog, não apenas na questão de resenhas, mas todo o conteúdo relacionado. Porém, eu sempre tive vontade de falar sobre outras coisas que fazem parte da minha vida, mas não sentia abertura para colocar aqui. Sempre me preocupei em focar nesse nicho e tive medo de que dispersar muito o conteúdo poderia atrapalhar o desempenho do blog. Mas o blog cresceu bastante no último ano e agora sinto que está ficando estagnado e que preciso arriscar algo para continuar crescendo. Sendo assim, decidi finalmente expandir o conteúdo. Mas também não vou fazer isso de forma aleatória e desconexa. Pensei bastante e decidi investir na ideia de converter leitores.

Essa ideia de conversão veio do fato que a leitura concorre com muitos outros meios de lazer: filmes, séries, jogos e etc. Então o plano consiste em atrair esse público a partir dessas postagens e nelas apresentar tudo o que eu conseguir relacionar ao meio literário. Por exemplo, quando eu falar de algum filme, tentarei incluir no meio do texto informações de livros na mesma temática ou simplesmente estímulos para o hábito da leitura. E esse será o diferencial e espero que dê bons resultados. Além disso, será um jeito de quem já consome o blog por causa dos livros, me conhecer um pouco melhor e conhecer coisas que talvez possa gostar também.

Mas não se preocupe, a adição de tipos novos de conteúdo não vai reduzir o que já temos hoje. O que nos leva a segunda grande mudança para este ano que será no calendário de postagens. As resenhas de livros passarão a serem liberadas nas segundas-feiras. Na sexta-feira vou manter as postagens que não são resenhas, porém, elas serão sempre focadas no meio literário (como book tags, listas de indicações e etc). Já as postagens não relacionadas a literatura vão ficar para os sábados. Porém, aqui tem um disclaimer: as resenhas e os posts literários vão rolar toda semana, enquanto que os posts de sábado pode ser que nem sempre role, eu vou ser mais desprendido com eles por não serem o foco do blog. Os outros dias da semana não terão conteúdos por aqui, mas vai ter no Instagram do blog. Na terça-feira sempre vou colocar lá uma postagem com perguntas para vocês interagirem, na quarta-feira tem postagens diversas como o Adivinhe o Livro, o Resumão do Mês, a Aliança dos Blogs (sendo esse o único que vai aparecer aqui neste dia), entre outros. na quinta-feira tem o clássico TBT e no domingo uma repostagem da resenha da semana para quem perdeu e não viu. Ou seja, conteúdo todo dia!

Eu já dei uma palhinha ali, mas acho válido comentar quais projetos serão mantidos esse ano. O Adivinhe o Livro seguirá no mesmo formato uma vez ao mês no Instagram (e a cada quatro meses no blog a compilação) e o Desenho de Capas de Livros também, porém numa frequência menor, pretendo trazer a cada dois ou três meses no Instagram e só no fim do ano eu trago para o blog um compilado. As Book Tags Originais seguiram sendo criadas uma por mês, sendo publicadas toda primeira sexta-feira. e logo na próxima sexta sempre vão ter as Resenhas Relâmpago que também continuam conosco. O P.S. Allen seguirá trazendo suas resenhas e postagens para o blog uma vez ao mês na penúltima semana do mês. E as postagens da Aliança dos Blogs também seguem sendo publicadas toda última quarta-feira do mês. Os textos de Reflexões que são um clássico do blog vão ter uma pequena mudança, vou passar a separa-los nas categorias literários ou não, para definir qual entra na sexta e qual no sábado.

E por fim, depois de de muito pensar, eu decidi manter o Resumão do Mês, mas em formato de Reels. Dessa forma, ele será mais dinâmico, porém, ao mesmo tempo, mais superficial. Mas calma, tenho ideias para contornar isso, só que ainda não estão completamente definidas.

Ufa, quanta coisa, não? Como o blog passou a ter muitas séries de postagens, decidi reorganizar o menu para adequar a nova era. Espero que isso ajude e se tiverem alguma sugestão não deixe de me mandar! Enfim, gostaria de agradecer a todos que acompanham o blog e que fizeram ele crescer neste último ano. Conto com vocês para continuar esse projeto e torna-lo cada vez maior! E para quem é novo aqui, bem-vindo! Vai ter muita coisa legal para você além, claro, de tudo o que já tem! Não esqueçam de me seguir nas redes sociais e fiquem a vontade para falar comigo lá.

2 comentários sobre “Projetos do Blog – 2022

Deixe um comentário