Consciência Negra

Consciência Negra: Autoras negras que li este ano | Aliança dos Blogs

Olá, Sonhadores! Esta é mais uma blogagem coletiva da Aliança dos Blogs e o tema desse mês é Consciência Negra. Então vou falar um pouquinho sobre o que é este termo e trarei também cinco indicações de autoras negras que li este ano!

A maioria das pessoas conhecem o termo Consciência Negra graças a data de 20 de Novembro (dia da morte de Zumbi de Palmares) que foi definido ser o dia em que devemos refletir sobre o que ela significa e representa. Infelizmente grande parte dessas pessoas não fazem ideia do que este dia significa ou tem uma noção totalmente distorcida, acreditando que é só uma maneira de chamar a atenção em cima de algo que já foi. Afinal, hoje em dia todos temos os mesmo direitos, certo? Errado! A prática e a vida real nos mostra como ainda existem consequências da escravidão e do racismo que perduram os séculos. É sobre essas questões que ainda precisamos refletir, identifica-las e transforma-las. Além, claro, de reconhecer e homenagear toda a luta que diversos povos e culturas africanas passaram ao longo do tempo, lutas que foram formando a consciência de quem eles são e do que são capazes.

Eu lembro, quando era adolescente, que tinha dificuldade de entender por que ainda havia tanta discussão a respeito de racismo. Eu tinha o conhecimento da História, eu presenciava atos e falas racistas e, inclusive, disseminava, mas meus neurônios não juntavam 1 + 1. E olha que eu me considerava inteligente… mas na época eu tinha um total de nenhuma consciência social, assim como muitas pessoas que já nos seus 40, 60 anos, nunca tiveram também. Tenho certeza que parte da minha transformação foi graças ao fato de eu ser gay e, através disso, entender o que é estar do lado oprimido e PRECISAR ter consciência de quem eu era na sociedade, assim como ser consciente de quem são os outros.

E é claro que os livros são aliados preciosos nessa jornada de aprendizagem. Sejam livros didáticos nos contando os fatos históricos, ou sejam as ficções, histórias que tentam nos mostrar através de um ponto de vista diferente coisas que não enxergamos por conta própria. Então para encerrar esta postagem eu vou indicar cinco mulheres negras cujos livros eu li este ano e que valem a pena vocês conferirem. Além disso, ao final terão mais duas indicações bônus de livros que não foram escritos por autores negros, mas que abordam o tema!

Cartas Para Martin – Nic Stone

Cartas Para Martin foi um dos primeiros livros que li este ano e, além de ter sido escrito por uma autora negra, ele aborda o tema de racismo dentro do contexto adolescente. Nic Stone coloca nesta história um dos temas mais atuais que é violência policial contra a população negra e tenta, de forma clara, mostrar preconceitos enraizados na sociedade.

As Mães – Brit Bennett

Em As Mães, apesar do foco principal ser maternidade, muito se fala sobre racismo também, visto que a protagonista é negra. Aqui temos representada uma família americana cristã protestante e, a partir deste contexto, diversos temas se desenrolam. Inclusive, uma das minhas críticas a esse livro foi abordar temas demais e acabar sendo um pouco superficial em todos, mas com certeza a autora mostrou a realidade e vale a pena a leitura.

Orçamento Sem Falhas – Nath Finanças

Agora saindo um pouco da ficção e trazendo um livro diferente, venho com Orçamento Sem Falhas da Nath Finanças. Nos últimos anos houve um grande boom de conteúdo financeiro na internet, mas a Nath tem um grande diferencial que é focar em um público mais leigo no assunto e com menos acesso a uma renda básica, para orientar de uma forma mais adequada. Afinal não adianta querer falar com essas pessoas sobre investimentos, bolsa de valores e bitcoins sendo que elas mal conseguem o mínimo para sobreviver. Ela transformou todo o seu conteúdo em um livro e achei super legal.

Cores Vivas – Patrice Lawrence

De todos os livros dessa lista, infelizmente esse foi um que eu não gostei. Porém, acho que parte disso talvez tenha sido porque foi o primeiro livro da autora e acredito que ela tenha melhorado em suas outras publicações. Por isso e pelo livro abordar temas de racismo, acho super válido ela fazer parte desta lista.

Armadilha – Melanie Raabe

Esse não foi um livro que li esse ano, mas decidi acrescentar nessa lista de indicações porque senti que estava faltando um thriller hahah Esse é um gênero de livro super popular e quando me dei conta que a maioria dos autores que já li desse gênero são pessoas brancas eu procurei no fundo do baú alguma leitura minha e achei Armadilha. É um livro que vale super a pena.

BÔNUS: O Sol É Para Todos – Harper Lee

Um clássico americano que aborda os temas de racismo e desigualdade social. O Sol É Para Todos é basicamente uma leitura obrigatória!

BÔNUS: Novo Mundo em Chamas – Viktor Waewell

Novo Mundo Em Chamas foi uma grande surpresa este ano. Não vou me estender muito aqui, pois na resenha você vai encontrar tudo o que precisa saber, mas em resumo é um ficção história que se passa no Brasil na época da escravidão. Achei uma representação ótima que me fez enxergar melhor como foi aquele período e me prender na história e aos personagens.


Se você conhece mais autoras e autores negros coloque nos comentários para mais pessoas conhecerem também! Parte desta data também é dar visibilidade para essas pessoas e enaltecermos seus trabalhos. Enfim, espero que tenham gostado e até a próxima!

4 comentários sobre “Consciência Negra: Autoras negras que li este ano | Aliança dos Blogs

  1. Adorei o post, Lucas!
    Ótimas dicas, já anotei aqui os livros que ainda não li.
    Adoro nossa parceria nesta blogagem coletiva e já estou ansiosa para o próximo mês
    Beijos
    Claudia

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá, grande Lucas!! Gostei muito da sua lista!! Estou contigo, o Cores Vivas, hmmm… digamos que merece estar na lista pelas razões que citou, mas deixa a desejar, né, meu amigo? O Cartas para Martin eu já gosto bastante, mesmo eu não sendo mais tão “xóven”! xD Os demais eu não li, mas gostei de ver suas observações sobre eles e alguns já entraram para a lista aqui! Abração, meu amigo! Bora para as próximas blogagens coletivas! \o/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário