O Nome da Rosa - Umberto Eco

Resenha | O Nome da Rosa – Umberto Eco

Um belo dia, me convidaram a ler este livro com mais duas pessoas. Admito que pensei que não gostaria dele por causa da escrita. Me enganei, O Nome da Rosa é sim uma leitura pesada, não pela escrita, mas por toda a filosofia e contextualização da época.

O que me motivou a ler foi o fato da obra se tratar de uma ficção policial, passada numa época atípica ao gênero, mas que contém todos os elementos de quem aprecia uma boa história investigativa.

“Os livros não são feitos para se crer neles, mas para serem submetidos a investigação.”

Sobre o Livro “O Nome da Rosa”

A história conta sobre Adso, um garoto que vive aos cuidados de seu mestre, Guilherme de Baskerville. Tudo começa com ambos chegando em um mosteiro que daqui uns dias receberá representantes importantes da igreja para resolver uma questão que o autor vai aos poucos contextualizando. Porém, ao chegarem lá, eles se deparam com um crime, um mistério que precisará ser resolvido da melhor forma antes do dia da reunião. E quando eu digo “melhor forma”, eu quero dizer “sem comprometer a dignidade da abadia e de seus monges”. Guilherme era muito conhecido por ter resolvido alguns mistérios e foi imediatamente convidado a ajudar a solucionar mais esse. Ele aceita, mas percebe que o mosteiro esconde mais mistérios do que seus monges querem esclarecer.

Algo que me confundia com frequência era identificar quem era quem, são muitos personagens e eu particularmente tenho problemas com lembrar nomes. Sobre o crime, suas motivações, causas e consequências eu não tenho do que reclamar, foi incrível. O que realmente dificulta a leitura é a contextualização da época para justificar a reunião que acontecerá no mosteiro e toda a filosofia envolvida. Sei que é isso que torna o livro uma grande obra, sei que se aprende muitas coisas com as reflexões, sei que não absorvi nem 1/3 de tudo isso, mas o que me prendeu no livro foi o mistério, porque é o que eu gosto e achei incrível o local inusitado em que se passou.

Gostei muito do final, tanto pelo que aconteceu no mosteiro quanto pela descoberta do culpado. É importante prestar atenção nas conversas filosóficas durante o livro para entender as motivações dele. Pra quem se interessar, o cinema já adaptou a obra e eu recomendo tanto ler quanto assistir.

Outros livros que podem te interessar:


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Nome da Rosa - Umberto Eco

O Nome da Rosa

Umberto Eco

ISBN: 978-85-010-8140-7

2016 – Record

560 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano na Itália, paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. O frei Guilherme de Baskerville é, então, enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos
assassinatos. A morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias, conduz uma narrativa violenta, que atrai o leitor por seu humor, crueldade e erotismo.

Um comentário sobre “Resenha | O Nome da Rosa – Umberto Eco

Deixe um comentário