Elantris - Brandon Sanderson

Resenha | Elantris – Brandon Sanderson

Depois de muito ouvir falar sobre como Brandon Sanderson é um grande autor contemporâneo, resolvi dar uma oportunidade e comecei por Elantris, sua primeira publicação em 2005 (2012 no Brasil). Como sempre, li sem criar expectativas e me surpreendi com como a história foi envolvente.

Sobre o Livro “Elantris”

O livro fala sobre a capital de Arelon, Elantris, uma cidade que outrora fora habitada por imortais. Através de sua escrita sagrada chamada de Aons, eles dispunham de poderes dos mais diversos tipos, desde cura até transformação de pedras em alimentos. Mas tudo isso mudou. Sem explicação, os cidadãos Elantrinos perderam seus poderes e começaram a adoecer. Essa doença, que a princípio corrompia o corpo e a mente da pessoa, foi chamada de Shaod. E atingia não só eles, mas também pessoas comuns que vivem até hoje em Arelon, os tornando Elantrinos: imortais, porém corrompidos. E, assim, a belíssima cidade de Elantris entrou em decadência e hoje serve como uma espécie de prisão para quem é atingido pelo Shaod.

Ela é narrada por três pontos de vistas, intercalando entre os capítulos. Porém, é sempre uma linha do tempo contínua, não há cenas repetidas por pontos de vistas diferentes. O primeiro é Raoden, príncipe de Arelon, que já no início acorda e percebe que foi atingido pelo Shaod e é condenado a viver a eternidade em Elantris secretamente, pois rei não queria que o povo soubesse que a família real fora atingida pelo Shaod e anunciou que seu filho estava morto. A segunda é Sarene, uma princesa de outro reino, futura esposa de Raoden. Ela estava prestes a chegar em Arelon para conhecer o príncipe quando descobre que já está viúva antes mesmo de se casar. O terceiro é Hrathen, um representante da religião Shu Dereth que vai para Arelon com a missão de implantar sua doutrina.

Elantris - Brandon Sanderson

Os Personagens

Acontecem inúmeros conflitos de interesses na história. Raoden, seguindo seus instintos de liderança, quer tentar reerguer Elantris e a tornar o mínimo dignamente habitável para seus condenados. Sarene, que decidiu por vontade própria se casar com o príncipe de Arelon em busca de unir as nações contra Fjorden e a dominação religiosa que eles vem impondo, percebe que está sozinha, longe de casa e que depende apenas dos seus esforços para convencer os cidadãos de Arelon de que eles estão ameaçados e precisam de uma liderança mais forte. E Hrathen, que começa sutilmente seu plano de converter a população de Arelon. Os três são personagens profundos que tratam de assuntos como o que é ser um bom líder, a força da mulher e o questionamento da fé.

Em determinado ponto do livro, os interesses de cada personagem começam a causar conflitos entre si. E é neste momento que o autor mostra sua incrível capacidade para elaborar estratégias, intrigas políticas e muitas reviravoltas chocantes. Eu não li as Crônicas de Gelo e Fogo, mas suspeito que Elantris é um prato cheio para quem gosta desse tipo de história.

A construção dos personagens, tanto protagonistas, quanto secundários é muito boa. Mas o que impressiona mesmo é todo o contexto histórico e religioso que o autor criou para que tudo faça sentido de ser como é. Guardando até o fim o mistério do que aconteceu com Elantris no passado.

Outros livros que podem te interessar:

Conclusão

Concluindo, este é um livro incrível que recomendo e que com certeza abriu portas para eu ler outras obras do Brandon Sanderson. Aviso que no início as coisas podem ser um pouco confusas, devido a tantos nomes e conceitos expostos, mas com calma tudo vai se encaixando. No final, a história se fecha, mas o universo fica aberto para uma possível continuação que com certeza eu gostaria de ler.

Para quem tem interesse, no site do autor existem duas histórias curtas que falam um pouco mais sobre o que houve depois. Está disponível somente em inglês, mas vale a pena conferir.


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Elantris - Brandon Sanderson

Elantris

Brandon Sanderson

ISBN: 978-85-804-4504-6

2012 – Leya

576 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

O príncipe Raoden, de Arelon, foi um dos tocados pela maldição que o levou a viver, ou a tentar sobreviver, em meio à loucura e maldições da cidade caída que, desde a maldição, tornara-se um cemitério para os que foram amaldiçoados. Prestes a se casar com Sarene, filha do rei de um país vizinho de Arelon – uma mulher que nem chegou a conhecer pessoalmente, mas que, mesmo com um casamento politicamente forçado, passou a conviver por meio de cartas – o príncipe é dado como morto, uma situação que parece ser irremediável, mas que precisa de explicações. E são esses mesmos esclarecimentos que Sarene procura ao chegar em Arelon e descobrir que tornara-se viúva antes mesmo de conhecer seu marido. E a partir daí começa a entender que terá que tomar conta de tudo sozinha, principalmente de um homem chamado Hrathen, um dos mais poderosos nobres, que está disposto a substituir o rei Iadon, pai de Raoden, para poder converter o país à religião Shu Dereth.
Elantris, que intercala capítulos sobre Raoden, Sarene e Hrathen, é uma obra cheia de energia e histórias fantásticas que não permite que o leitor pense em outra coisa, senão, na cidade de Elantris e suas maldições.

Um comentário sobre “Resenha | Elantris – Brandon Sanderson

Deixe um comentário