Moby Dick - Herman Melville

Resenha | Moby Dick – Herman Melville

Quem sou eu para falar algo sobre uma obra tão antiga e consagrada? Eu não sabia nada sobre ela além do senso comum: a caça a colossal cachalote branca, Moby Dick. Eu não costumo criar expectativas e li somente pensando em satisfazer meu gosto sobre o mar e seus mistérios. Mas o resultado foi algo totalmente diferente do que eu esperava. Não se trata apenas de um romance, essa obra é uma enciclopédia sobre a caça as baleias.

Sobre o Livro “Moby Dick”

Ishmael é quem nos narra a história. Ele é um marinheiro letrado que parte junto a uma multiétnica tripulação no Pequod, um navio baleeiro comandado pelo Capitão Ahab, para o que seria apenas mais uma viagem de caça. Porém, pouco depois deles partirem, o capitão declara suas verdadeiras intenções. Nesta viagem ele planeja se vingar da baleia que arrancou sua perna, uma baleia conhecida e temida por todos, Moby Dick.

Vale a pena destacar alguns pontos como o conflito de interesses entre a tripulação e seus investidores com o plano de vingança de Ahab. Muitos estavam ali pelo dinheiro e consideravam Ahab um louco por causa dessa tal vingança. Além disso, os conflitos internos causados pela convivência de pessoas tão diversificadas também faz parte do desenvolvimento dos personagens. Inclusive, é impossível não mencionar Queequeg, um personagem importante, nativo de uma ilha distante e considerado um perigoso canibal, que Ishmael desenvolve uma amizade reciproca e inesperada.

Outros livros que podem te interessar:

Minha Opinião

Eu confesso que demorei oito meses para ler o livro. Fui passando vários outros na frente, não por ser uma leitura cansativa e desinteressante (o que pode realmente ser, caso você não esteja predisposto ao tema), mas porque a narrativa não tem um fluxo que te prenda, sendo interrompida a todo instante por capítulos técnicos e filosóficos que falam sobre tudo o que envolve a caça as baleias daquela época.

Ao mesmo tempo que isso me causou desânimo durante a leitura, me fez sentir depois a grandiosidade e importância da obra. Mais do que um romance, é um livro de História carregado de conhecimento.

Concluindo, Moby Dick é um livro que você precisa estar predisposto a ler e aceitar seu formato, pois não tenho dúvidas que será abandonado no meio se não for assim. Minha maior crítica vai para o final, esperava algo mais grandioso no sentido de colocar em prática todo o desenvolvimento que os personagens tiveram. De qualquer forma, é um livro que não me arrependi de ter lido. Valeu muito a pena a experiência, mas que recomendo somente a quem realmente estiver disposto.


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Moby Dick - Herman Melville

Moby Dick

Herman Melville

ISBN: 978-85-750-3670-9

2008 – Cosac & Naify

656 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Versão definitiva da obra-prima Moby Dick, ou A Baleia, considerado um dos maiores romances norte-americanos. O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos – com sua tripulação multiétnica – rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab. Ao longo de 135 capítulos, Herman Melville (1819-1891) explora com brilhantismo e ironia os mais variados gêneros literários: da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica.
A nova tradução se vale da longa experiência acadêmica da tradutora Irene Hirsch com a obra de Melville e de um minucioso trabalho de pesquisa de vocabulário náutico por parte do tradutor Alexandre Barbosa de Souza.
O volume inclui ainda fortuna crítica com três textos fundamentais para a compreensão da obra: uma resenha de Evert Duyckinck, publicada em 1851; o clássico ensaio de D. H. Lawrence, incluído em Studies in Classic American Literature, de 1923, e um trecho do célebre estudo de F. O. Mathiessen, American Renaissance, de 1941. Além disso, a edição traz apêndice com Glossário Náutico Ilustrado e bibliografia.

Um comentário sobre “Resenha | Moby Dick – Herman Melville

  1. […] Moby Dick – Herman Melville. Eu já comentei uma vez aqui como fiquei frustrado com o final desse livro e vou comentar de novo. Em geral é um livro ótimo, e eu também gostei do fim em si. O que eu não gostei foi como ele foi executado, pois é frustrante toda uma construção ao longo de 600 páginas simplesmente ser desperdiçado como foi… […]

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário